Ducati demonstra tecnologia de radares ao lado de Audi e Ford em Las Vegas


A Ducati, em colaboração com a Audi e a Ford participou ontem (8), nos Estados Unidos de uma demonstração do Projeto ConVeX, um sistema de comunicação entre motos e carros que pretende tornar o trânsito mais seguro na próxima década. A marca italiana utilizou uma Multistrada 1260 especialmente preparada.

A demonstração, que aconteceu na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas mostrou várias situações de condução usando a tecnologia sem fio C-V2X (Connected Vehicle to Everything), onde os veículos se comunicam um com o outro e com o ambiente.

Eles foram colocados, por exemplo, em uma situação que exibia como a tecnologia funcionava ao negociar a passagem em uma interseção de quatro vias, sem sinalização e sem visibilidade. As empresas também exibiram cenários adicionais de segurança Veículo para Veículo, Veículo para Pedestre e Veículo para Infraestrutura.

Esta demonstração está mostrando casos de uso em que tecnologias avançadas podem melhorar significativamente a segurança dos usuários de motocicletas“, disse Pierluigi Zampieri, Gerente de Inovação da Ducati. “A comunicação C-V2X é um dos principais projetos do roteiro de segurança Ducati até 2025. Não há lugar melhor do que a CES para falar sobre nosso roteiro para o futuro“.

O projeto é uma parte fundamental da estratégia “Safety Road Map 2025” da Ducati, que visa desenvolver novos sistemas e tecnologias de segurança para motocicletas até o ano referido. Até lá, eles pretendem estender o ABS em curvas a toda sua linha, e implementar radares frontais e traseiros em seus principais modelos.