Shoei apresenta seu primeiro capacete inteligente


A Shoei está apresentando essa semana na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônicos do mundo em Las Vegas, o seu primeiro capacete inteligente. O casco é capaz de se conectar com dispositivos e disponibiliza ao piloto uma série de informações.

Desenvolvido em parceria com a empresa japonesa NS West, que cria equipamentos de hardware automotivos, o Shoei IT-HL vem equipado com um sistema exclusivo de Heads Up display (HUD), que pode exibir informações de velocidade, rotas e muito mais, dispensando a necessidade dos motociclistas de olhar para o painel.

Informações adicionais são disponibilizadas no HUD, como nível de óleo, ângulo de inclinação nas curvas, pressão dos pneus, nível dos sistemas de suspensão e outros estados que podem afetar a situação de segurança do motociclista.

O sistema funciona recebendo os dados de GPS de um smartphone, graças à um módulo de comunicação Bluetooth incorporado à lateral esquerda do capacete, como qualquer intercomunicador convencional.

Ao longo dessa década temos visto várias tentativas de se criar um “Smart Helmet”. A mais notória foi a Skully que chegou a apresentar um protótipo muito interessante em 2015, antes de fechar as portas. A Jarvish foi outra pequena empresa a apresentar um conceito semelhante, mas a Shoei é a primeira das grandes marcas a abraçar a causa.

A Shoei e a NS West não forneceram detalhes específicos sobre os materiais empregados na construção, peso, o preço de venda e se este capacete será produzido em massa. Eles afirmam, no entanto, que maiores informações serão divulgadas ao longo de 2019.