Maverick Viñales: procurando por bons psicólogos esportivos


Maverick Viñales está fazendo todo o possível para se preparar para a temporada 2019 da MotoGP, inclusive mentalmente. O espanhol agora procura por bons psicólogos esportivos para melhorar sua força mental e concentração.

Viñales chegou extremamente motivado à Yamaha no começo de 2017, com a esperança de conquistar vitórias e títulos. Após um começo arrebatador, vencendo três de cinco etapas, a equipe ficou para trás e o piloto de 23 anos não soube lidar com a situação, como reconhece agora.

Às vezes eu não estou muito focado, é nisso que tenho que trabalhar. Eu sou o tipo de pessoa que sempre quer melhorar e se eu encontrar um bom psicólogo esportivo, certamente eu posso melhorar muito“, admitiu Viñales ao Speedweek. “Porque no passado era em parte devido à minha condição mental, que eu não fosse tão bem na corrida“.

Por exemplo, na abertura de 2018 no Catar, na segunda parte da corrida, eu era o mais rápido na pista e não alcancei o líder por quatro segundos“, relembra. “Mas eu estava tão deprimido porque havia conseguido a pole e a vitória em 2017. Se eu tivesse ficado um pouco mais motivado e estivesse ansioso pelo dia seguinte, talvez teria conseguido ficar em segundo no campeonato”, ponderou.

O campeão da Moto3 de 2013 procura agora por alguém para trabalhar em sua parte mental, o que reconhece que também é difícil. “Isso não é tão fácil, porque tenho que encontrar uma boa pessoa que me entenda“, suspirou Viñales, ainda surpreso com o ritmo feroz da MotoGP. “Se você não estiver pronto para o dia, você está prestes a cair de primeiro para o décimo lugar“.