Ilustração sugere o retorno da Suzuki DR


O conhecido designer italiano Oberdan Bezzi criou uma ilustração de como seria se a Suzuki voltasse a produzir a icônica linha DR, que marcou as décadas de 1980 e 1990. E não é que a possibilidade existe mesmo?

Bezzi utilizou como base para sua arte a igualmente reverenciada V-Strom 1000 concebendo uma DR 1200 com rodas raiadas, para-lama alto, para-brisa, um grande tanque de combustível e pintura clássica. Uma autêntica Big Trail para nenhuma BMW botar defeito.

Suzuki DR 750S de 1988.

É claro que no momento, a volta da linha DR não passa de uma mera sugestão, mas a Suzuki, assim como suas rivais japonesas parece ter tomado gosto em revigorar o seu próprio passado. Vale lembrar que eles acabaram de lançar a nova Katana, outro nome icônico da década de 1980.

Enquanto a Katana utiliza a plataforma da GSX-S1000, a nova DR faria o mesmo com a V-Srom 1000, big trail que, por sua vez ainda utiliza um motor derivado da esportiva TL1000 de 1997. Logo esse propulsor não poderá mais ser produzido devido às novas normas antipoluição do Euro 5 que entram em vigor em 2020.

Pensando por esse lado, a ideia de um retorno da linha DR não é tão improvável assim. A Yamaha fez isso nessa década com a Ténéré 1200, assim como a Honda com sua nova África Twin. A BMW, que inaugurou o segmento sabe bem o peso de um nome conceituado. Em breve saberemos a resposta.