Honda vai atualizar a África Twin no final do ano


Novas informações apontam que a Honda deverá apresentar uma CRF1000L África Twin totalmente revista ao final do ano. A big trail da marca japonesa deve contar com um motor mais forte, carroceria revista e atualizações eletrônicas.

A afirmação vem dos britânicos do Motorcycle News, que citam confiáveis fontes japonesas com detalhadas informações. O motivo das mudanças é a idade do projeto (cinco anos), as impressões dos proprietários e o Euro5, que entra em vigor em 2020.

Com 95 cv de potência, a África Twin sempre foi considerada fraca frente à concorrência (todas acima de 100 cv) e para uma tocada mais esportiva. Para corrigir isso, a Honda pode aumentar a cilindrada do motor para 1080cc, um acréscimo de 6,7 cv, que permitiria a inclusão de catalisadores maiores.

De acordo com a matéria do MCN, não há indícios de como a curva de torque será afetada, mas é provável que haja um aumento semelhante no pico de torque. Na esteira desse desenvolvimento, a nova África Twin viria com um tanque maior de 20 litros.

Mudanças também deverão acontecer na transmissão de dupla embreagem (DTC), que fica aquém do esperado em algumas situações, principalmente em que pedem maior controle do piloto. A revisão no dispositivo pode entregar trocas de marcha mais suaves e intuitivas que auxiliem o piloto como uma caixa de câmbio manual faria.

O público alvo das big trails gosta de tecnologia e assim a nova África Twin deve conter o que há de mais avançado em termos eletrônicos no momento, como ignição sem chave e um novo painel digital em TFT, que substituiria o atual de LCD, já defasado e de difícil leitura.

Conectividade Bluetooth com multimídia, suporte de navegação e várias conexões de dispositivos são esperadas, assim como um maior conjunto de modos e auxílios de pilotagem ao motociclista. Os britânicos ainda apostam que o sistema Apple CarPlay visto na nova geração da GL1800 Gold Wing pode aparecer também na África Twin.

Discreta como sempre, a Honda não deve oferecer amostras da nova África Twin até o seu lançamento, que provavelmente vai acontecer no Salão de Milão (EICMA) em novembro de 2019, já como modelo 2020.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.