Dê um descanso à seu punho com esse “piloto automático” incrivelmente simples


Pilotar por longas horas pode ser cansativo e controles eletrônicos de piloto automático ainda são pouco acessíveis em motos. Pensando isso, a empresa Kaoko criou esse dispositivo de acionamento incrivelmente simples que promete dar um descanso ao seu punho direito.

Basicamente, o “estabilizador de aceleração” da Kaoko fixa uma espécie de porca no final da manopla que é utilizada para criar um atrito suave com a borracha do acelerador e mantê-lo aberto na posição que você quiser.

O estabilizador pode inclusive ser “programado” durante a pilotagem, ao mesmo que basta girar a porca no sentido contrário para soltar novamente a manopla do acelerador. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, o vídeo abaixo explica tudo melhor.

A Kaoko foi fundada no final dos anos 1990 depois que seu proprietário, Roy Mentis, desenvolveu um tanque de combustível de longo alcance para uma viagem de moto que iria fazer no deserto de Kaokoveld no norte da Namíbia.

Enquanto o tanque de combustível provou ser um grande sucesso, Mentis teve outro problema um pouco mais sério: um pulso extremamente cansado. Foi quando ele começou a projetar o primeiro estabilizador de aceleração da Kaoko, em 2001.

Feito por motociclistas para motociclistas, a invenção da Kaoko serve em uma boa variedade de modelos e pode ser comprado online por cerca de 100 libras. No Brasil, marcas como a Anker oferecem descansos parecidos, mas que ainda necessitam que o punho fique apoiando a manopla.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.