Yamalog comemora 2 anos de atividades. Conheça o sistema de logística da Yamaha


A Yamalog está comemorando dois anos de sua fundação. A empresa, que pertence ao Grupo Yamaha do Brasil é a primeira do Grupo Yamaha no mundo a se especializar no segmento de logística e é responsável por abastecer a rede de concessionárias da marca pelo país.

Inicialmente com Matriz em Manaus (AM) e Filial em Guarulhos (SP), a Yamalog iniciou suas operações em janeiro de 2017 com atividade de armazenagem, faturamento e expedição dos produtos acabados da Yamaha – motocicletas e produtos náuticos.

Logo após três meses, a Yamalog passou a fazer o transporte outbound, sendo responsável por escoar aproximadamente 12 mil produtos por mês, operação saindo de Manaus com destino aos 11 CDP’s (cross docking point) distribuídos regionalmente pelo Brasil.


Neste mesmo período a empresa passou a realizar também a logística reversa das embalagens e o transporte inbound, com insumos que abastecem a produção em Manaus. Para suportar esta operação que possui um trecho fluvial, abriu uma filial em Belém (PA), responsável pela recepção das carretas e programação do transporte rodoviário.

Passados 6 meses de sua inauguração, em junho de 2017 a Yamalog assumiu as atividades de armazenagem, faturamento e expedição de peças no CD localizado em Guarulhos/SP, operação complexa que abastece todo Brasil e possui mais de 55 mil itens em estoque.

Os resultados financeiros e operacionais superaram o desenho inicial do projeto e, em março de 2018, mais uma filial foi aberta, desta vez localizada em São Paulo/SP. Com operação de transporte porta a porta a Yamalog é responsável em abastecer toda a rede de concessionárias da Yamaha com produtos acabados. São mais de 70 lojas em todo estado, passando a ter contato direto com o cliente final.

A partir de abril de 2018 a empresa começou a atender outros clientes, fornecendo serviços de alta qualidade e com custos competitivos. Em maio do ano passado, a Yamalog passou a realizar também a distribuição de produtos na região norte do País, uma malha logística complexa que exige a inclusão de embarcações para realização da operação na parte hidroviária.

Durante evento de comemoração realizado no último dia 21 de fevereiro de 2019, o diretor da empresa, Eurydes Barcellos ressaltou que este ano atuará fortemente no mercado para alavancar os negócios da companhia. A empresa já está se preparando para obter novas certificações e abrir outras filiais. A expectativa é que já no próximo ano a empresa tenha um crescimento de 26%.

 


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.