Ação Acessórios: uma opção nacional de suportes de viagem que surpreende


Com produtos de qualidade e atendimento de primeira, a Ação Acessórios é mais uma excelente opção nacional àqueles que buscam suportes e derivados personalizados para viajar de moto com tranquilidade sem gastar os olhos da cara.

Motociclista, Jairo Moraes é o idealizador da Ação Acessórios. (Reprodução/Facebook)

Percorrer o mundo de motocicleta é uma atividade que costuma ser associada às grandes Big Trail, como BMW R1200GS, Triumph Tiger 1200 e KTM 1199 Adventure, todas caríssimas, assim como seus acessórios. Os baús e seus respectivos suportes são de altíssima qualidade, mas custam praticamente o valor de uma 125cc zero quilômetro.

Suportes para CB500F. (Divulgação)

É claro que isso não é um impedimento para que motociclistas caiam na estrada de outras maneiras, às vezes até precariamente improvisadas. Isso porque marcas como a italiana Givi ainda oferecem alternativas muito caras ao nosso bolso, quase sempre vazio, e fabricantes nacionais ainda são poucos e com limitados níveis de qualidade e variedade.

Foi tentando resolver esse cenário que surgiu a Ação Acessórios. Localizada na cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, a empresa foi criada a partir das dificuldades vivenciadas por Jairo Moraes ele próprio um viajante motociclista, cansado da falta de opções decentes no mercado nacional.

Com um bom conhecimento em mecânica e informática, Jairo começou a desenhar no computador peças personalizadas em chapas de aço para suas motos, todas cuidadosamente medidas na moto antes de serem mandadas para que uma máquina realize os cortes a laser.

Protetor de cárter para Ténéré 250. (Divulgação)

Jairo ainda aplica, quando possível, o logotipo da motocicleta em questão ou da montadora, para deixar a peça com o aspecto mais original possível. Depois de finalizadas, as peças são mandadas para a pintura, que é feita com resina epóxi, uma espécie de película plástica que quando entra em contato com um catalisador fica resistente e brilhosa.

Cuidadoso, Jairo ainda aplica borrachas de proteção a impactos sob medida e ganchos milimetricamente posicionados para que todos os encaixes funcionem bem. Parafusos próprios são fornecidos e as ferramentas necessárias para a fixação são poucas, além de fáceis de achar.

A Ação Acessórios oferece bases de baú, afastadores de alforje, protetores de cárter, eliminadores de rabeta, grades de radiador, bolsas de tanque e, mais recentemente, até itens de vestuário, como blusas e calças térmicas. Os próprios cases podem ser comprados no local para que o motociclista já saia pronto para viajar.

O cliente pode deixar a loja pronto para pegar a estrada. (Divulgação)

O grande diferencial, no entanto, é o oferecimento de itens a modelos que normalmente não tem muitas opções, como afastadores de alforje para Yamaha MT-03 e um conjunto completo para a Honda CB1000R, por exemplo. Não encontrou o seu modelo listado? Jairo e seus assistentes podem fazer uma peça sob medida, desde que você leve a moto até a fábrica e tenha paciência.

O Notícias Motociclisticas testou os produtos e o atendimento da Ação Acessórios em viagens que superaram os 1000 quilômetros. Após um ano de uso, os componentes mantiveram se intactos e com boa funcionalidade e aparência. O site deles pode ser acessado aqui.