Nos EUA, Kawasaki Z900 e variações passam por Recall no sistema de freios


A Kawasaki dos Estados Unidos está realizando, desde o mês passado, um Recall na linha Z900. O motivo é um problema no sistema de freios ABS, que ainda pode travar inesperadamente.

De acordo com análises realizadas pela Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), isso acontece porque a unidade hidráulica do ABS pode ter sido contaminada por detritos devido a um formato incorreto durante o processo de fabricação.

A marca japonesa também realizou seus próprios testes que comprovaram a falha, e decorre do fato de o fornecedor da unidade de ABS ter alterado a forma como fabricou as unidades da linha Z900, a partir de 10 de agosto de 2018.

De acordo com o fabricante, o formato da peça é impróprio e permitiu que uma parte do corpo do sistema de ABS raspasse durante a montagem e produzisse detritos de alumínio. Esses detritos foram para a câmara de compressão do sistema de freios e ocasionaram os travamentos.

O problema afeta 497 unidades dos modelos Z900, Z900RS e Z900RS Café equipadas com ABS do ano modelo 2019. A Kawasaki notificou os proprietários afetados, e as concessionárias irão inspecionar o sistema de ABS, substituindo-o se necessário, gratuitamente.

Nos Estados Unidos essa campanha de Recall já está em andamento desde o dia 15 de fevereiro. Como os modelos Z900, Z900RS e Z900RS Café também são comercializados no Brasil, é possível que a Kawasaki do país também faça o mesmo em breve.