Um filtro de ar no capacete? Essa é a ideia da Mann-Filter


A crescente poluição das cidades é um problema para todos, inclusive aos motociclistas. Pensando nisso, a fabricante mundial Mann-Filter apresentou essa ideia: instalar um filtro de ar na queixeira dos capacetes.

Trata-se de um cartucho de tecido removível e intercambiável com as mesmas características dos filtros de ar que instalamos em carros e motos, ou seja, um elemento filtrante capaz de reter partículas de até 2,5 mícrons.

A Mann-Filter destacou que não fabricará capacetes, mas propôs que as principais fabricantes do mundo tratem o assunto com maior seriedade e reservem em seus modelos um espaço para uma espécie de “filtro de ar humano”.

Algumas já disponibilizam uma tela de proteção contra insetos e detritos atrás da entrada de ar frontal. Contudo, nunca um filtro de ar específico fora instalado. Mas seria uma boa ideia, afinal, se nossos motores precisam de ar puro para render adequadamente, nós também precisamos.

O único “porém” é que para maximizar seus efeitos o “filtro de ar humano” deve ser acompanhado por um sistema que isole o ar dentro do capacete. Isso poderia ser conseguido através de um fechamento elástico ao redor do pescoço, o que já existe como acessório em alguns modelos.

A novidade foi apresentada semana passada na “15º Motortec Automechanika Madrid”, a principal feira internacional da Espanha para a indústria automotiva. Fundada em 1941, na Alemanha, a Mann-Hummel é líder mundial de peças e produz filtros de ar para carros, caminhões, motos, cabines e outros.