Fabricante francesa cria airbag que pode ser utilizado em qualquer jaqueta


Enquanto Alpinestars e Dainese brigam na justiça pela autoria do sistema airbag, outras marcas preferem gastar tempo e recursos com ideias mais produtivas. É o caso da fabricante francesa Ixon, que está lançando um dispositivo inflável que pode ser utilizado em qualquer jaqueta.

Eles bolaram um sistema “In & box” elétrico inteligente que analisa os movimentos do motociclista 1000 vezes por segundo e utiliza um conjunto de algoritmos para detectar uma queda. O colete infla 12 litros de ar comprimido em torno de áreas de lesões comuns, como pescoço, coluna, clavícula, tórax e abdome.

O “cérebro” é uma caixa de inflação que opera completamente sem fios e com uma autonomia de 20 horas. O sistema ainda conta, como opcional, com um algoritmo especializado com dois modos, “track” e “road” para alternar a sensibilidade em uma estrada ou pista de corrida.

Apesar de novo no mercado, o colete com airbag da Ixon foi extensivamente testado em corridas de superbike francesas e por 500 motociclistas ao longo dos últimos três anos. Além de tudo, o equipamento já tem o certificado de aprovação da União Europeia. Os detalhes completos podem ser conferidos aqui.

A Ixon também está inovando na hora de vender o seu produto. O colete completo custa cerca de 400 euros (cerca de R$ 1.780) Achou caro? Os clientes tem a opção de “arrendar” a unidade In & box ao invés de comprá-la imediatamente, pagando apenas uma mensalidade.

Essa “assinatura” ainda permite uma série de recursos extras, como acesso a todas as atualizações e otimizações do algoritmo e uma garantia ilimitada. Além disso, se você viajar pouco, a assinatura pode ser cancelada e o equipamento devolvido, podendo iniciá-la novamente quando quiser. Prático, né Alpinestars e Dainese?