Concessionária australiana cria Yamaha Niken turbinada


Com três rodas, duas à frente que se inclinam nas curvas, a Yamaha XTM 850 Niken já é esquisita o suficiente em sua configuração original. Mas uma concessionária australiana resolveu deixá-la ainda mais exótica com o acréscimo de um turbo.

Com um turbo e vestida de bege, a Niken parece um réptil ainda mais ameaçador. (Fotos: Reprodução/Facebook)

A revenda oficial Yamaha “Trooper Lu’s”, sediada no estado australiano de New South Wales instalou uma turbina Garrett no motor de três cilindros em linha, que é o mesmo da MT-09, ou seja, capaz de render 115 cv de potência de fábrica.

Depois de alguns testes de dinamômetro (e de um mapeamento de motor específico), o pessoal da concessionária conseguiu aumentar a potência para 148 cv na roda, um acréscimo de 33 cv. Nada mal, não é mesmo?

Para controlar a pressão do turbo, um manômetro específico foi instalado no painel. O escapamento original deu lugar a outro fabricado pela eslovena Akrapovic. Também foram feitas modificações na suspensão dianteira que ganhou um novo conjunto KYB.

Na parte estética, a Niken ganhou nova pintura bege fosco, o que lembra muito os veículos militares do tipo “todo-terreno” norte-americanos. Também foi acrescentada uma nova bolha da Givi e uma nova iluminação.

O resultado final deixou a Yamaha MXT 850 Niken ainda mais agressiva e assustadora, do jeito que os australianos gostam. Não há maiores informações a respeito, mas parece que essa “raposa do deserto” será filha única e não terá uma edição limitada.