8 fatos que talvez você não saiba sobre a Akrapovic


Você provavelmente já ouviu falar da Akrapovic, uma fabricante eslovena de escapamentos reconhecida por ser uma das melhores do mundo, mas provavelmente não conhecia esses 8 fatos sobre a marca.

O jovem Igor Akrapovic em ação.

01 – Seu fundador foi piloto e só pensava em corridas

Igor Akrapovič era um piloto de superbike no final dos anos 80 que estava insatisfeito com os sistemas de exaustão de baixa qualidade disponíveis para o público em geral. “As corridas eram basicamente a única coisa que realmente me interessavam na época“, chegou a dizer.

Por isso, Igor abriu uma loja para construir escapamentos empregando um pequeno número de trabalhadores, em 1991. A ideia era vender silenciadores e sistemas de exaustão de alta qualidade para que corredores de rua tivessem acesso ao mesmo desempenho, confiabilidade e desempenho que os profissionais.

Akira Yanagawa vencendo com escapamentos Akrapovic, no SBK em 1997.

02 – A Kawasaki foi a primeira grande marca a estabelecer parceira com a Akrapovic

Apesar de manter sempre o seu foco no piloto casual, a Akapovic precisou se aliar também aos profissionais para poder sobreviver e crescer. Em 1996, sua reputação em engenharia e desempenho atraiu a equipe da Kawasaki no Mundial de Superbike.

No ano seguinte, Akrapovic e Kawasaki conquistaram juntos sua primeira vitória no principal campeonato de motos de produção do mundo, o que possibilitou que a empresa pudesse mudar sua fábrica para um local maior e melhor em 1999.

As Yamaha M1 de Lorenzo e Rossi em 2015 utilizavam sistema Akrapovic.

03 – A Akrapovic já venceu 100 títulos mundiais

Quando Jorge Lorenzo conquistou o tricampeonato de MotoGP em 2015 com a Yamaha deu à Akrapovič o seu 100º título de campeão mundial. Isso foi apenas 15 anos depois de Colin Edwards (Honda) vencer o primeiro título, no Mundial de Superbike em 2000.

04 – A Akrapovic foi pioneira na utilização de fibra de carbono e titânio

Desde o início, a Akrapovic estabeleceu-se como uma marca pioneira, utilizando tecnologias inovadoras na busca pelo menor peso, melhor construção e mais desempenho. Eles foram os primeiros a utilizar fibra de carbono, superligas, titânio e formas diferenciadas de silenciador.

Isso é tão desafiador quanto parece, mas valeu a pena. Hoje eles são lideres do segmento e a mais recente inovação tecnológica anunciada é um dinamômetro que utiliza as benesses da robótica em suas instalações de alta tecnologia em Ivančna Gorica, na Eslovênia.

A Akrapovic é parceira de longa data da Audi.

05 – A Akrapovic também está presente nas quatro rodas

Embora Igor Akrapovic tenha sido um piloto de motos, a Akrapovic sentiu que também havia uma demanda similar por performance em corridas de quatro rodas. Por isso, eles decidiram ingressar na Fórmula 1 a partir de 2004.

Em 2008, eles entraram também para as corridas de Endurance, onde venceram as 24 Horas de Nürburgring e outro título mundial, no Mundial de Endurance (WEC), com o Audi R18 e-tron Quattro em 2012.

Sistema da Ducati Panigale V4. (Divulgação)

06 – A Akrapovic também acumula prêmios da indústria

Eles não vencem apenas campeonatos de corridas, mas também prêmios da imprensa e indústria. Em 2014, por exemplo conquistaram o renomado “Red Dot Design Award”, graças à linha Evolution Line desenvolvida para a Ducati 1199 Panigale.

A Akrapovic também ganhou o Red Dot pela linha Slip-On da Ducati Multistrada, além do reconhecimento de Melhor Marca concedido pela prestigiada revista alemã Motorrad… por nada menos do que 14 vezes seguidas.

As atuais instalações da marca contam com um robô, como piloto de testes.

07 – É uma das empresas de peças de reposição mais lucrativas do mundo

A Akrapovic emprega mais de 1.200 pessoas e registra vendas de mais de US$ 110.000.000 (R$ 423.500.000) por ano, o que é surpreendente para uma empresa considerada como “aftermarket“, ou seja, de peças de reposição.

08 – Eles nunca descansam sobre os próprios louros

Igor Akrapovič compara a história de sua empresa a uma corrida de resistência, em vez de uma sprint, pois eles estão está sempre procurando expandir e desenvolver novas tecnologias. Uma nova fábrica foi inaugurada em 2014, sinalizando que devemos ver muito mais nos próximos anos.