Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki trabalham juntas para padronizar motos elétricas


Notícias do Japão afirmam que Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha estão colaborando juntas para padronizar vários sistemas de motocicletas elétricas. O acordo confirma a expansão do segmento nos últimos anos.

De acordo com a imprensa norte-americana, as quatro principais montadoras japonesas criaram um consórcio em que trabalharão em conjunto para criar uma bateria homogeneizada, assim como sistemas de recarga, infraestrutura e outros itens.

O objetivo é estabelecer uma maior interoperabilidade entre as marcas e menos confusão no mercado. Até o momento, o segmento de motos elétricas não tem padrões definidos, o que significa que as montadoras ainda estão criando suas próprias versões de como as coisas devem ser.

O esforço conjunto demonstra também que o segmento de veículos elétricos está ficando mais maduro. Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki respondem por quase metade das motocicletas vendidas em todo o mundo e o consórcio pode significar melhores estruturas de recarga, até hoje o grande problema dos elétricos.

Curiosamente, ao contrário da Harley-Davidson e sua LiveWire, as marcas japonesas ainda não encararam o segmento das motos elétricas com um produto sério, apenas conceitos. Ao invés disso, o que temos são marcas menores, como a Energica, Zero e Lightning. A situação, no entanto, pode começar a mudar nos próximos anos.