Indian registra novo motor com sistema inovador


A Indian tem estado muito ocupada nos últimos meses efetuando registros de seus projetos. A mais nova descoberta revela um novo motor de refrigeração líquida que provavelmente vai equipar também um novo modelo.

Motor tem uma nova forma de acesso ao eixo de comando. (Motorcycle.com)

Os desenhos de patente descobertos pelos norte-americanos do Motorcycle.com e revelam um motor V-Twin a 60 graus, com oito válvulas e uma única árvore de manivelas superior. Apesar de os cilindros conterem aletas, a refrigeração é líquida, com a bomba de água no lado esquerdo sendo acionada pelo virabrequim através de uma correia ou corrente.

Mas o real propósito da patente é uma nova forma de acessar mais facilmente o eixo de comando sem ter que remover os balancins. O motor tem um recorte nas paredes no lado esquerdo grande o suficiente para que o virabrequim seja puxado para fora, deixando o resto do trem de válvulas intacto.

Infelizmente os registros não dizem o tamanho do deslocamento volumétrico, mas os norte-americanos apostam em algo semelhante ao atual motor “Thunder Stroke 111”, que possui em centímetros cúbicos o equivalente a 1811cc. A inclinação deste V-Twin, no entanto, é bem diferente: apenas 49 graus.

O motor está sendo associado a um protótipo flagrado em testes na semana passada, que continha uma carenagem dianteira e um propulsor aparentemente muito semelhante ao dos registros. Especula-se que a Indian esteja planejando um novo modelo concorrente da Harley-Davidson Road Glide.

Nomes novos para esse modelo é o que não faltam. Nos últimos meses, a Indian registrou uma série de nomenclaturas, como Challenger, Raven e Renegade, muito embora sugiram algo mais esportivo. Uma coisa parece certa: teremos novidades da marca de Springfield nos próximos meses.