Agora é oficial: Rali Dakar vai mesmo ser realizado na Arábia Saudita em 2020


A Amaury Sport Organization (ASO), organização que promove e regulamenta o Rali Dakar anunciou ontem (15) que o evento vai mesmo ser disputado na Arábia Saudita em 2020 confirmando os rumores anteriores.

Depois de dez anos, o Dakar despede-se da América do Sul. (Honda/Divulgação)

A informação já circulava desde o começo do ano, mas apenas agora tornou-se oficial. O acordo para a realização do Rali Dakar em terras sauditas é de cinco anos, mas o valor do contrato permanece em segredo.

É um verdadeiro prazer criar uma corrida em tal geografia monumental e adequada às rotas mais ousadas“, disse David Castera, que assumiu a diretoria do Dakar em março. “Há uma grande variedade [de terrenos] para escolher. O esporte, a navegação superando a si mesmo, obviamente será ampliado nesses territórios feitos para rallys“.

Criado por Thierry Sabine em 1979, o Rali Dakar originalmente chamava-se “Paris-Dakar”, pois a rota original ligava a capital francesa ao Senegal saindo da Europa e atravessando parte do continente africano. As constantes ameaças terroristas, contudo, fizeram o evento migrar para a América do Sul em 2009.

Toby Price a cinco mil metros de altitude na Bolívia em 2016. (Divulgação/KTM)

Em nosso continente, o Dakar explorou territórios na Argentina, Chile e Bolívia. Entretanto, com o passar dos anos, esses países perderam o interesse em sediar o evento. A edição 2019 foi a mais curta da história e a primeira realizada em um único país, o Peru.

Eu sempre quis participar do Dakar, e como não tive a oportunidade de cumprir essa ambição, estou agora envolvido na realização de um sonho ainda maior: ter o Dakar no Oriente Médio pela primeira vez“, disse o Príncipe Khalid Bin Sultan Abdullah Al Faisal, presidente da Federação de Motores da Arábia Saudita.

Prometemos novos desafios aos competidores ao desenhar cenários no majestoso e misterioso deserto de Rub al-Khali. A diversidade de terrenos e o ambiente natural do país levarão os competidores a viver uma experiência única“. Eles afirmam que a Arábia Saudita pode oferecer 1,4 milhões de milhas quadradas de deserto para a rota de Dakar.

A Arábia Saudita está aumentando seu envolvimento no esporte a motor, tendo sediado o Campeonato de Rali do Oriente Médio apoiado pela FIA e também a abertura da temporada 2018/19 da Formula E, na capital Riad. A ASO revelará mais detalhes sobre o Rally Dakar 2020 em 25 de abril em Al-Qiddiya.