Yamaha R3 passa por Recall nos Estados Unidos


A nova geração da Yamaha YZF-R3 mal estreou nas concessionárias norte-americanas e já passa por um Recall. O problema acontece na alavanca do freio dianteiro.

De acordo com a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), existe a possibilidade de que a alavanca do freio dianteiro tenha sido fabricada com porosidades no material, levando à sua quebra em casos de forte pressão.

Uma alavanca de freio quebrada pode ocasionar uma perda súbita da capacidade de frenagem frontal, o que naturalmente significa um sério acidente com ferimentos ou morte ao condutor e terceiros, por isso o chamamento se fez necessário.

De acordo com o Asphalt and Rubber, o problema foi reportado pela primeira vez em 22 de abril pela Yamaha Indonesia Motor Manufacturing em um teste de controle de qualidade. Uma revisão nos modelos exportados que usam um design de peças substancialmente semelhantes confirmou o caso.

Cerca de 200 unidades norte-americanas foram atingidas pela montagem inadequada, muitas delas ainda nas concessionárias, que já foram recolhidas. Os lotes afetados são carimbados com as siglas “K3 9A 16” e “K4 9A 16” no metal para identificação.

A Yamaha notificará os proprietários afetados e os revendedores inspecionarão e substituirão a alavanca do freio dianteiro, conforme necessário gratuitamente. O recall deve começar em 16 de maio de 2019.