BMW apresenta conceito R18 em concurso de design italiano


A BMW está apresentando hoje (24) no “Concorso d’Eleganza Villa d’Este” um novo conceito custom, o R18. A motocicleta levanta ainda mais a curiosidade de sabermos como será o novo modelo de produção que a marca está planejando para o final do ano.

O “Concorso d’Eleganza Villa d’Este” é um evento anual que acontece às margens do Lago Como, na Itália. Realizado desde 1929, a competição premia os designs mais avançados e sofisticados para carros e motos de aspecto clássico.

A BMW sempre está presente e no ano passado revelou o conceito “9cento“. Tudo indica que suas linhas foram inspiração para a concepção da F850RS, a versão crossover da F850GS, igualmente aguardada para lançamento.

Voltando ao conceito R18 em questão, podemos ver que se trata de um modelo do estilo “Bobber”, com um único assento de couro e suspensão “cantilever”, que era muito utilizada nos modelos da marca nos anos 50.

As rodas são raiadas e com dois discos de freio para garantir a frenagem. Ao centro, um tanque estilo peanut e o novíssimo motor Boxer de 1800 de refrigeração mista, que está sendo mostrado aos poucos desde o começo do ano.

A BMW já confirmou oficialmente que vai apresentar uma nova custom, o que não acontece desde 2004. Um protótipo pesado já foi flagrado em testes e eles têm mantido o interesse elevado com pequenas novidades ocasionais, como dois trabalhos artesanais em torno do novo motor.

Esses trabalhos, além de continuar instigando o público parecem estar mostrando as capacidades de customização que o novo modelo vai ter, graças a um quadro do tipo “modular”, ou seja, capaz de transformá-la de uma pesada cruiser do tipo Harley-Davidson Ultra Glide, a uma leve Bobber, como a Triumph Bonneville. Mal podemos esperar.