Estaria a Kawasaki planejando uma 250cc com 4 cilindros?


Rumores vindos da Ásia apontam que a Kawasaki estaria planejando apresentar uma nova pequena esportiva no final do ano, com um motor de 250 cilindradas e… quatro cilindros!

A suposta Kawasaki ZX-25R em ilustração japonesa.

O modelo, que vem sendo chamado pela imprensa de “Ninja ZX-25R”, seria lançado no Salão de Tóquio em outubro entregando uma potência máxima de aproximadamente 50 cv conseguidos a incríveis 20.000 giros.

Algumas fontes dizem ainda que a suposta ZX-25R teria a carroceria inspirada na H2R (desenho acima) e componentes da Ninja 400, como iluminação de LED, painel digital em TFT e acelerador eletrônico. Até suspensão invertida e modos de pilotagem foram especulados.

Ninja 400: o ápice das bicilíndricas?

Isso parece bom demais para ser verdade, mas é nosso dever informar tudo, como sempre. Não seria a primeira vez que uma superbike de 250cc com quatro cilindros seria lançada. Nos anos 80 e 90, Honda e Kawasaki disponibilizou alguns modelos, principalmente no mercado japonês.

Essa arquitetura de motor, embora interessante para o motociclista iniciante (sempre ávido pelo ronco mais excitante possível) não é a mais eficiente do ponto de vista técnico, já que sua maior largura e peso não compensa a instalação em uma moto pequena. Para entender melhor essa relação clique aqui.

Mas o aparecimento da Ninja 400, há cerca de dois anos, significa que a Kawasaki não tem mais o que fazer com modelo no que concerne a um aumento de cilindrada. O próximo degrau em seu catálogo é a Ninja 650, já muito parecida termos de desempenho e tamanho.

A chegada de uma 250cc com 4 cilindros poderia zerar o jogo novamente, ainda mais se a marca japonesa conseguir neutralizar suas desvantagens. Interessados em comprá-la certamente não faltarão, lembrando que a minoria deles efetivamente levará a motocicleta para um autódromo. Todavia, o preço será determinante. Fique ligado!