KTM já prepara atualizações na 1290 Super Duke R


A Ducati Streetfighter V4 vem aí e a KTM não quer ser perder tempo. Por isso, a marca austríaca já prepara uma série de atualizações em sua própria hypernaked, a 1290 Super Duke R, que devem ser disponibilizadas no final do ano.

O protótipo das fotos foi flagrado em testes nos Alpes Austríacos sem que os pilotos tenham tido maiores preocupações em escondê-la. Podemos ver, de saída, que o design geral, do tanque a aletas laterais e para-lamas foram redesenhados, embora tenham o mesmo estilo geral.

O quadro de treliça tubular também foi sensivelmente modificado. Não tão exposto e de aparência menos “industrial” que o atual, a peça pode ter ficado mais leve. O motor, um v-twin de 1301 cm³ é o mesmo, mas provavelmente também tem algumas alterações, em virtude da chegada do Euro5, que acontece em 2020.

Isso fica confirmado através do novo sistema de exaustão, completamente diferente do modelo 2019. Enquanto o atual é uma peça em preto fosco, o do protótipo é de alumínio, com a inscrição “Super Duke R” nas laterais. As rodas de 17 polegadas montadas em pneus Bridgestone Battlax Hypersport também são inteiramente novas.

O painel, uma tela digital em TFT, também parece ser um pouco maior e diferente, com a adição de um botão “multi-controlador” no punho esquerdo. Isso significa que as chances de que a nova Super Duke R venha equipada com (ainda mais) tecnologia sejam bem grandes.

A KTM não costuma esperar muito para atualizar seus modelos constantemente colocando-os em teste na Europa. A 1290 Super Duke R atual foi lançada em 2016 e recebeu alguns retoques para 2019. No entanto, com a Ducati Streetfighter V4 batendo à porta, a marca austríaca tem um motivo a mais para se preocupar. As duas hypernakeds devem se enfrentar nas pistas e estradas a partir do ano que vem.