Na Alemanha, BMW apresenta novo conceito elétrico com “motor Boxer”


A BMW Motorrad está apresentando hoje (25) em Munique, na Alemanha, o “Vision DC Roadster”, novo conceito de motocicleta elétrica da marca. A parte mais interessante é que a unidade motriz utiliza um design que remete ao tradicionalíssimo motor Boxer.

As baterias e o sistema de refrigeração são organizados verticalmente e, portanto, lembram bastante o aspecto dos motores de dois cilindros contrapostos horizontalmente, que são utilizados pela BMW Motorrad desde sua fundação, há 90 anos.

Na lateral, dois elementos com aletas de refrigeração e ventiladores integrados são o destaque. Quando o motor elétrico é ligado, os elementos de resfriamento são levemente estendidos para os lados e indicam que você está pronto para rodar.

O motor em si não precisa de tanto espaço e está alojado sob a unidade de armazenamento de energia e conectado diretamente ao eixo cardã da motocicleta, que fica completamente exposto. No lugar do tanque de combustível não há nada, apenas uma estrutura de alumínio que passa pelo assento e se prolonga até a rabeta.

O design é radical como em quase todo o conceito. O piloto senta-se em uma posição bem esportiva, onde a frente é baixa e a traseira é alta. Os pneus, praticamente slicks, foram desenvolvidos especialmente pela Metzeler e possuem uma solução interessante: blocos laterais reflexivos, o que pode ajudar na visualização da moto à noite.

A BMW Vision DC Roadster pode ser vista ao vivo na feira de tecnologia “NextGen”, que começou hoje em Munique, na Alemanha. Parece pouco provável que o conceito venha a ser produzido em série mas, com o futuro elétrico batendo na porta, espera-se que alguns de seus elementos sejam implementados nos modelos de produção, nos próximos anos.