Kawasaki confirma que nova Ninja ZX-10RR “Anti-Ducati” está a caminho


O chefe da equipe Kawasaki no Mundial de Superbike, Ichiro Yoda confirmou que a marca verde pretende apresentar uma nova Ninja ZX-10RR ao final do ano. O objetivo é frear o domínio da Ducati Panigale V4 no campeonato em 2020.

Ichiro Yoda garante que a nova ZX-10RR será muito especial. (Gold & Goose)

Depois de quatro temporadas de absoluto domínio no Mundial de Superbike, a Kawasaki foi superada pela Ducati em 2019, graças à introdução da Panigale V4 R, motocicleta derivada das Desmosedici de MotoGP. O troco, no entanto, já está a caminho.

Uma nova RR não é o nome correto para este projeto. Talvez ela se chame RRR“, brincou Yoda quando foi questionado sobre o assunto pelos alemães do Speedweek. “Será uma moto muito especial em edição limitada“, garantiu. Isso significa que o novo modelo deverá custar bem próximo do limite de 40 mil euros imposto pelo regulamento.


Ao contrário da Ducati, que já vendeu cerca de 1000 unidades da Panigale V4 R apenas no primeiro semestre de 2019, a Kawasaki não parece interessada fazer o mesmo com a Ninja ZX-10RR, que é considerada uma “versão de homologação” limitada a 500 motos. O novo modelo deve seguir a mesma linha.

Por que a Kawasaki não quer vender uma motocicleta desse tipo na maior quantia possível? “Por causa do risco“, explicou Yoda ao Speedweek. “A Ducati tem uma imagem mais extrema, a Kawasaki é mais conservadora. Nós não somos tão extremos, a Kawasaki é uma marca tipicamente japonesa. Há uma grande diferença entre o estilo italiano e o japonês“.

Introduzida em 2016, a atual ZX-10RR é produzida em apenas 500 unidades. (Kawasaki/Divulgação)

Yoda também explicou quais são as dificuldades de Jonathan Rea no confronto com a Ducati de Alvaro Bautista: “Na quarta, quinta e sexta marcha, temos uma grande desvantagem“, esclareceu. “Temos um dos melhores pilotos, mas ele não pode compensar isso. Nós também não queremos que ele arrisque tudo sempre. É por isso que precisamos de uma motocicleta que nos torne mais competitivos nas retas. Ele [Rea] pode compensar qualquer desvantagem em outras áreas“, garante.

Apesar disso, Yoda também teceu elogios à pilotagem de Bautista, vencedor de 14 das 19 corridas até agora: “Talvez ele também pudesse ganhar com nossa moto“, ponderou Yoda. “Eu o vi na televisão e na pista, ele é muito bom, um piloto de MotoGP. Ele está no mesmo nível de Jonathan. Apenas Jonathan pode compensar a vantagem que ele tem nas retas“.

Em maio, trouxemos uma grande evidência de que uma nova motocicleta vai surgir em breve. Nos documentos emitidos pelo Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) para 2020, a ZX-10RR não aparece listada, o que indica que o novo modelo terá uma documentação separada, ainda não disponível.