BMW celebra 50 anos de produção de motos com nova versão da R nine T


Para celebrar os 50 anos de sua produção de motocicletas, a BMW Motorrad apresentou hoje (5) a “R nine T/5”, versão especial da motocicleta retrô que homenageia a primeira linha da marca, que englobava os modelos R50/5, R60/5 e R75/5.

Em alusão a esses primeiros modelos, a R nine T/5 conta com espelhos retrovisores e escapamento cromados, além de um revestimento prata alumínio nas tampas do motor, caixa de câmbio, bengalas, cubos de roda e até nos raios.

A pintura é um tom de azul metálico com efeito de fumaça e uma linha dupla que demarca o tanque de combustível, combinado a um pequeno emblema de aniversário. Há também um novo assento, costurado ao estilo da linha /5 original, com cinta.

O motor de dois cilindros “Boxer” com 1.170 cm³ não foi modificado e é capaz de fornecer 110 cv de potência. O modelo conta ainda com alguns dispositivos eletrônicos, como freios ABS, controle de estabilidade (ASC), manoplas aquecidas, entre outros.

O início das operações ocorreu em 1969, com cerca de 400 funcionários na fábrica da BMW em Spandau, na então chamada Alemanha Ocidental.  A decisão veio frente à crescente produção de automóveis ao longo da década de 1960.

Com design moderno, além de um chassi e motor completamente novos, os modelos R50/5, R60/5 e R75/5 foram sucesso instantâneo de vendas. Dessa forma, a BMW Motorrad marcava o seu nome naquele mercado de motocicletas em expansão.