Ducati vai apresentar Panigale V4 que celebra o aniversário de 25 anos da 916


Confirmando nossas expectativas, a Ducati revelou hoje (10) as primeiras imagens da “Panigale V4 25th Anniversario 916” edição limitada a 500 unidades da superbike que celebra os 25 anos da icônica 916. O modelo vem com os grafismos de Carl Fogarty, tetracampeão no Mundial de Superbike com a motocicleta original.

Carl Fogarty é o principal “garoto propaganda” da versão. (Fotos: Ducati Motor)

Fogarty, ou simplesmente ‘Foggy’ como é chamado pelos fãs, é um dos pilotos mais cultuados do motociclismo, não apenas por suas qualidades como piloto, mas também por sua personalidade carismática e polêmica. O britânico inclusive chegou a vencer um Reality Show na Grã-Bretanha há alguns anos.

Modelo será limitado a 500 unidades.

Já a Ducati 916 é uma das superbikes mais cultuadas da era moderna. Projetada por Massimo Tamburini, a motocicleta foi apresentada no Salão de Milão de 1994 trazendo um chassi de treliça bem mais leve que suas antecessoras 851 e 888, ao passo que o motor V-Twin de comando desmodrômico era bem mais potente.

Em contraste com as concorrentes japoneses de quatro cilindros em linha da época, a Ducati 916 produzia menos potência direta, mas tinha uma distribuição de torque mais uniforme. Com ela, Carl Fogarty foi campeão do Mundial de Superbike em 1994, 1995 e 1998. No ano seguinte repetiu a dose com sua descendente, a 996.

Embora os detalhes técnicos ainda permaneçam escassos, a Ducati disse que cada uma dessas 500 unidades da Panigale V4 25th Anniversario 916 terá uma pintura original e componentes exclusivos de competição.

A motocicleta será apresentada por Fogarty no próximo final de semana, durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de WSBK, no circuito de Laguna Seca. Também estarão presentes os pilotos atuais da marca, Álvaro Bautista e Chaz Davies, que também devem receber pinturas exclusivas no modelo.

Leia também
Ducati pode lançar Panigale V4 “Carl Fogarty” em Laguna Seca
Nova Ducati Panigale V4 é flagrada em testes
Pintaram uma Ducati Panigale V4 nas cores de Nicky Hayden e o resultado é espetacular