Mundial de Superbike em Laguna Seca: confira a prévia e os horários


A MotoGP já está de férias, mas o Mundial de Superbike ainda não. Nesse final de semana acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos no lendário circuito de Laguna Seca. Confira aqui uma prévia e os horários de uma das etapas mais aguardadas do ano.

Rea quer ampliar sua vantagem em Laguna Seca. (Divulgação)

Contrariando todas as expectativas iniciais, o Mundial de Superbike chega à Califórnia com Jonathan Rea (Kawasaki) na liderança do campeonato com 376 pontos, contra 352 de Álvaro Bautista (Ducati). Embora tenha vencido as 11 primeiras corridas do ano, o espanhol cometeu diversos erros nas últimas etapas e o britânico conseguiu neutralizar sua vantagem.

Desde que venceu o Grande Prêmio da Itália em Imola, Rea somou 193 pontos contra apenas 116 de Bautista. A última etapa, realizada em Donington Park, na Inglaterra apenas confirmou que a maré definitivamente voltou para o lado do britânico, que conquistou o primeiro Hat-Trick da temporada.

Isso faz com que o Grande Prêmio dos Estados Unidos seja especialmente interessante esse ano. Tanto Rea, quanto Bautista estão pressionados. O primeiro para manter o seu reinado, que já dura quatro temporadas. O segundo para não melar a expectativa da Ducati, que quer ser campeã com a badalada Panigale V4 R.

Bautista busca recuperar a liderança do campeonato. (Divulgação)

Aliás, a Ducati vai realizar em Pebble Beach a apresentação de um novo modelo, a “Panigale V4 25th Anniversario 916”, que celebra os 25 anos de lançamento da 916, superbike que marcou época. Com ela, Carl Fogarty ganhou três de seus quatro títulos nos anos 1990. Bautista estará presente, assim como Chaz Davies. Pouca pressão?

Rea e Bautista conhecem bem o circuito de Laguna Seca. A pista de 3.602 metros em Monterey era a sede principal do Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP até 2013, quando foi substituída por Austin. No Mundial de Superbike, no entanto, a etapa permanece e o britânico já acumula cinco vitórias por lá.

Os treinos livres para o Grande Prêmio dos Estados Unidos começam hoje (12) com o FP1 às 14h30 (horário de Brasília). A Superpole 1 acontece amanhã (13) às 15h00 e a primeira corrida às 18h00. No domingo, a Superpole Race está marcada para as 15h00 e a segunda corrida às 18h00.