Ducati apresenta Panigale V4 25º Anniversario 916. Confira as fotos


Conforme o prometido, a Ducati apresentou hoje (13) em Laguna Seca a “Panigale V4 25º Anniversario 916”, edição especial da superbike italiana que celebra um quarto de século da lendária 916. Apenas 500 unidades serão produzidas.

Baseada na Panigale V4 S, a edição limitada conta com uma série de especiarias da marca italiana. (Fotos: Ducati Motor)

A apresentação aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos do Mundial de Superbike (WSBK) e contou com a presença dos pilotos da marca, Alvaro Bautista e Chaz Davies. Mas a grande estrela foi o icônico ex-piloto Carl Fogarty, que inspirou os grafismos da motocicleta.

Fogarty foi tetracampeão mundial pela Ducati nos anos 1990, ganhando três de seus quatro títulos com a 916. Por isso, a “Panigale V4 25th Anniversario 916” conta com uma pintura muito semelhante à que o britânico utilizava na época. Foi ele também quem deu algumas voltas com o novo modelo pela pista californiana.

Mecanicamente, a edição especial utiliza a mesma base da Panigale V4 Speciale, ou seja, um motor de 4 cilindros em V inclinados a 90º e 1.103 cm³ capaz de produzir estonteantes 214 cv a 13.000 rpm e um torque máximo de 12,6 kgf.m 10.000 rotações.

Carl Fogarty foi a inspiração para os grafismos da nova Panigale V4.


Apesar do conjunto mecânico ter se mantido praticamente inalterado, a Panigale V4 25º Anniversario 916 conta com uma série de componentes de alta especificação, a começar pelo escapamento totalmente de titânio da Akrapovic, cerca de meio quilo mais leve do que o convencional e rodas de magnésio Marchesini.

Projetado pela Ducati Corse, o quadro dianteiro é inspirado na Panigale V4 R e a embreagem, construída com peças de alumínio, é do tipo cárter seco, o que permite um funcionamento mais robusto em condições extremas. Manoplas e manetes são totalmente customizados. A motocicleta é para apenas um ocupante e vem pronta para correr.

Em toda a história moderna do motociclismo, nenhuma motocicleta foi tão marcante quanto a 916, tanto em termos de design quanto de desempenho. Estou muito orgulhoso de apresentar esta versão exclusiva da nossa Panigale V4, uma comemoração do 25º aniversário da 916“, disse Francesco Milicia durante o evento em Pebble Beach.

Decidimos apresentar a moto junto com ninguém menos que o próprio ‘King’ Carl Fogarty. Apresentá-lo no palco do American Superbike ressalta nossa dedicação ao mercado norte-americano, onde entusiastas e colecionadores de motos apreciarão, com certeza, a singularidade da Panigale V4 25º Anniversario 916“, completou.

A Panigale V4 25th Anniversario 916 estará disponível a partir de outubro por € 41.900. Cada unidade terá seu número de série identificado em uma plaqueta nos semi guidões. A número 5 será vendida em leilão e sua arrecadação destinada para a mãe de Carlin Dunne, piloto norte-americano que morreu com o protótipo da Streetfighter V4 em Pikes Peak, há duas semanas.