Oficial: Zarco e KTM anunciam divórcio para 2020


Johann Zarco e a KTM revelaram hoje (12) que não continuarão juntos na temporada 2020 da MotoGP. A marca austríaca anunciou ainda novos planos para o futuro.

Depois de duas temporadas bem sucedidas na Tech3 Yamaha, Zarco ingressou na KTM com a expectativa de brigar por pódios e vitórias na equipe oficial. Mas o piloto de 29 nunca se sentiu a vontade sobre o modelo RC16.

Johann Zarco e a Red Bull KTM não vão completar a segunda temporada do contrato de dois anos que estabeleceram até 2020. O ex-campeão mundial de Moto2 e a equipe da fábrica decidiram terminar a fase laranja no final da temporada 2019“, disseram em um comunicado.

Zarco não conseguiu se adaptar à KTM.

Sem conseguir adaptar o seu estilo de pilotagem à moto como fizeram Pol Espargaró e Miguel Oliveira, Zarco se viu incapaz de brigar pelas primeiras posições, situação que o deixou visivelmente irritado e deprimido, a ponto de receber uma declaração do CEO da marca, Stefan Pierer.

Pierer, inclusive estava presente no circuito Red Bull Ring, que é de propriedade da KTM. E na etapa mais importante da marca, Zarco classificou-se apenas na 16º posição e finalizou a corrida em 12º, quase 10 segundos atrás de Oliveira. No campeonato, o francês tem somente 22 pontos enquanto Espargaró já contabiliza 61.

De fato, a KTM anunciou novos planos durante o Grande Prêmio da Áustria. Comprometida em ter sucesso na MotoGP, a marca de Mattighofen disse que garantiu sua permanência na Categoria Rainha até 2024, mas vai se retirar da Moto2 ao final da temporada.

A inesperada saída de Zarco abre novamente uma vaga importante em uma equipe oficial. De acordo com os alemães do Speedweek, a vaga será oferecida novamente ao piloto de testes Dani Pedrosa. Se o espanhol declinar, os favoritos são Álex Márquez e Remy Gardner.

Correndo por fora também está Jorge Lorenzo. Igualmente insatisfeito na Honda, especula-se que o espanhol esteja negociando voltar para a Ducati em 2020, no lugar de Jack Miller. A vaga na KTM, no entanto, abre um novo leque de possibilidades.