Ducati Multistrada 1260 GT deve ser a primeira moto sistemas de radar


A Ducati lançará uma nova versão da Multistrada ainda este ano, chamada de 1260GT. Apesar de não possuir o esperado motor V4, a tourer terá outras inovações interessantes, como um sistema de controle de cruzeiro comandado por radar.

A marca de Bolonha já havia anunciado o trabalho em parceria com a Bosch e com a Universidade Politécnica de Milão em fevereiro, reiterando sua intenção de ser a pioneira no mercado. O objetivo é reduzir o número de acidentes fatais com motocicletas.

Com os sistemas de radar, estamos nos esforçando para sermos os primeiros e devemos ter sucesso“, disse Pierluigi Zampieri, gerente de inovação de veículos da Ducati. “Fomos os primeiros a iniciar essa investigação [em 2014] e agora estamos tentando ser os primeiros no mercado. Não queremos ser seguidores“.

Leia também
Ducati Multistrada deve ter nova versão em 2020, mas não V4
Novas Ducati Streetfighter V4 e Panigale 959 são flagradas em vídeo
Ducati deve lançar duas novas Scrambler


O sistema processa as imagens captadas por câmeras frontais e traseiras através de sensores que enviam os dados para a ECU da motocicleta. As informações são devolvidas ao piloto através do painel, alertando-o de perigos a sua volta.

A tecnologia chamada de “V2V” é capaz de permitir a comunicação de veículo para veículo, veículo para pedestre e veículo para infraestrutura, já disponíveis nos automóveis mais sofisticados do mercado. A Ducati pretende implementar o recursos em quase todas as suas motos até 2025.

A nova Ducati Multistrada 1260 GT fará a sua estreia internacional na Premiere Mundial que a marca está preparando para o dia 23 de outubro. O evento será transmitido pela internet. O modelo poderá ser conferido ao vivo no Salão de Milão, entre 5 e 10 de novembro.