Salão Duas Rodas: Honda atualiza linha CB 500 no Brasil


A Honda está apresentando essa semana, no Salão Duas Rodas, uma linha CB 500 atualizada para 2020. As motocicletas bicilíndricas médias recebem as mesmas modificações já presentes no modelo europeu.

Revelada no Salão de Milão do ano passado, a nova CB500F conta com um motor ligeiramente revisto para melhorar o torque em médias rotações, o que foi conseguido com um novo sistema de exaustão, ajustando o tempo de elevação das válvulas e adotando uma embreagem deslizante.

De acordo com a marca japonesa, a potência final de 50,4 cv a 8.500 rpm permanece praticamente a mesma, mas com um rendimento 4% superior entre 3.000 e 7.000 giros. Na parte ciclística, apenas o amortecedor traseiro teve suas especificações revisadas.

Além disso a CB500F recebeu um novo design mais agressivo, um novo painel digital de LCD (que informa a marcha indicada) e iluminação completa de LEDs, até nos piscas. Preço e disponibilidade ainda não foram divulgados.


CB500X

As mesmas melhorias de motor, amortecedor, embreagem, painel e iluminação estão presentes na CB500X, que ainda ganhou um design inspirado na África Twin e modificações específicas para a sua proposta mais estradeira.

A mais notável delas foi a adoção de uma roda dianteira de 19 polegadas, dispensando a anterior de 17 polegadas. Essa pequena modificação permite ao modelo encarar pisos irregulares ou vias sem pavimentação com maior agilidade.

Outras modificações aconteceram na suspensão que teve seu curso alongado de 118 para 135 mm, assento mais estreito entre as pernas e o ângulo de direção aumentado, para facilitar manobras em lugares apertados.