Veja a Ducati Panigale V4 que correr nas 8 Horas de Sepang


Os apaixonados pelas corridas de longa duração tem um motivo a mais para acompanhar as primeiras 8 Horas de Sepang em dezembro: essa Ducati Panigale V4R, que será utilizada pela equipe alemã ERC Endurance.

Até a última temporada, a equipe utilizava maquinário BMW, mas como a marca da hélice resolveu competir com sua própria estrutura oficial, não restou alternativa ao time senão buscar um novo parceiro radical.

Minha paixão pela marca e minha coleção pessoal de motocicletas Ducati não tiveram muito a ver ao iniciar um relacionamento com a marca. O que realmente contou foi o rápido, eficiente e substantivo compromisso que eles colocaram imediatamente e o apoio que eles nos fornecerão ao longo da temporada ”, disse o dono da equipe, Uwe Reinhardt.


É óbvio que foi um grande desafio se preparar para a corrida de Sepang, mas não temos pressão. Será um teste de corrida ”, continuou Reinhardt, que já está de olho no seguinte compromisso: “Para Le Mans, nosso único objetivo será cruzar a linha de chegada depois de 24 horas“, promete.

Essa não é a primeira vez que uma Ducati Panigale V4R competirá no Mundial de Endurance. Durante as 24 Horas de Bol d’Or, que abriu a atual temporada, em setembro passado, outra unidade fora utilizada pela equipe Hertrampf, que não conseguiu chegar ao final por problemas mecânicos.

Por isso, o principal objetivo, por enquanto, é simplesmente alcançar a resistência necessária para esse tipo de corrida. “A fábrica desenvolveu componentes em tempo recorde e lançou uma seção especial de desenvolvimento focada em resistência“, revela Reinhardt.

A equipe do ERC Endurance conta com o apoio da Ducati, e haverá engenheiros eletrônicos da Ducati Corse em cada corrida. As máquinas usam as especificações técnicas do Campeonato Mundial de Superbike e foram preparadas na Ducati Corse com a mecânica do Team ERC e com o apoio de nossos engenheiros“, disse o diretor da Ducati Corse, Paolo Ciabatti.

As 8 Horas de Sepang acontecem entre 13 e 15 de dezembro na Malásia. A ERC Endurance ainda não confirmou os pilotos que conduzirão a Panigale V4R. Em Bol d’Or, ainda com a BMW S1000RR, foi um trio de franceses, Mathieu Gines, Julien Da Costa e Louis Rossi.