Ducati 1199 “TerraCorsa”, a superbike Off-Road


Uma Ducati Panigale em que você também pode sair da estrada? Parece loucura, mas foi exatamente isso que a concessionária norte-americana MotoCorsa criou, a “1199 TerraCorsa”.

Os leitores mais atentos talvez achem o nome MotoCorsa familiar. Localizada em Portland, nos Estados Unidos, a concessionária já é conhecida por criar versões customizadas de alguns modelos, como uma Multistrada 1200 Enduro no estilo Paris Dakar e uma Panigale V4 com as cores de Nicky Hayden.

Como era de se imaginar, a suspensão foi adaptada para o uso off-road. Pneus Continental com knobs foram montados e ajustes nos componentes eletrônicos feitos para permitir uma melhor pilotagem fora da estrada. O escapamento, adicionalmente protegido durante a conversão, teve que ser substituído.


Para completar o visual “Adventure”, o pessoal da MotoCorsa pintou a 1199 com uma nova cor chamada de “Tempestade no Deserto”, em homenagem à uma das principais missões da USAF durante a Guerra do Golfo. Não é para menos que o vermelho Rosso original foi substituído por um tom verde oliva militar.

Quem pensa que a Ducati 1199 TerraCorsa é uma superbike frágil está enganado. Construída em 2013, a motocicleta já percorreu cerca de 2.000 quilômetros, muitos deles fora do asfalto. É claro que foram caminhos mais simples de campo e floresta. Rotas off-road extremas foram evitadas. Mas se você quiser se convencer de suas capacidades, assista ao vídeo abaixo.