Alpinestars apresenta colete airbag Tech-Air 5 na CES 2020


A Alpinestars apresentou ontem (7) na CES 2020, em Las Vegas, o colete Tach-Air 5. Capaz de ser instalado em praticamente qualquer jaqueta, o dispositivo promete tornar a tecnologia airbag mais acessível ao motociclista comum nos próximos anos.

Fino, o colete funciona de forma totalmente independente e pode ser utilizado sob qualquer jaqueta de têxtil compatível com Tech-Air, ou qualquer jaqueta de couro com 4 cm de espaço em torno da circunferência do peito do motociclista.

A empresa italiana afirma que o Tech-Air 5 oferece a cobertura mais abrangente de qualquer airbag atualmente disponível e uma proteção incomparável na parte superior do corpo, cobrindo ombros, peito, costelas e costas do motociclista.


A proteção aos ombros é especialmente crítica em um impacto na estrada, eles afirmam. Mas com o Tech-Air 5, a proteção a eles minimiza forma eficaz e eficiente o risco de o motociclista sofrer lesões na região, inclusive na clavícula.

Desenvolvido a partir de anos de pesquisa com os principais pilotos de MotoGP e clientes, o sistema eletrônico é composto de seis sensores integrados (3 giroscópios e 3 acelerômetros) e um algoritmo de colisão que monitora com precisão quando o airbag deve ser acionado.

Após a identificação de uma situação de risco, o airbag é acionado com um tempo máximo de 20 a 40 milisegundos, com base no volume do tamanho do airbag. A absorção da força de impacto chega até 95% em comparação com um protetor passivo, ou o equivalente a 18 protetores nas costas.

Um display de LED indica o status operacional do airbag e a bateria tem uma duração de 30 horas de duração. O sistema vem equipado com uma entrada USB que permite recarga rápida, fácil e conveniente. Prático, basta fechar o colete e a aba magnética e você está pronto para pilotar.

O Tech-Air 5 ainda possui conectividade Bluetooth e um aplicativo para exibir o status operacional do sistema, o status da bateria e uma análise detalhada de um passeio. O preço anunciado foi de $1.499 (R$ 2.834,80).