Vídeo: veja nesse acidente o quão importante pode ser um airbag


Os airbags para motocicletas estão se tornando cada vez mais populares e já estava na hora. Veja como esse motociclista foi salvo de um terrível acidente apenas por estar utilizando um macacão com essa tecnologia.

O acidente aconteceu em Sheffield, Inglaterra, no dia 28 de abril de 2019. Florian Pratt, proprietário de um Subaru Impreza tenta fazer uma curva a 112 km/h, quando invade a pista contrária no exato momento em que um motociclista estava passando com sua Suzuki GSX-R.

Como pode ser visto, o impacto é absolutamente massivo jogando o motociclista a vários metros de altura antes de cair no asfalto. Imagens complementares também foram registradas pelo carro que vinha atrás do Subaru e que quase atropela o motociclista ao cair no chão.


Apesar de ter fraturado as costas, esterno e punho, o motociclista sobreviveu apenas por estar utilizando um macacão com airbag, tecnologia desenvolvida pelas marcas líderes Alpinestars e Dainese para a MotoGP e que agora começam a chegar ao consumidor comum, fabricados até por outras empresas.

O vídeo se tornou significativo o suficiente para a Polícia Rodoviária de Sheffield utilizá-lo como campanha de prevenção de acidentes: “Sem o airbag, em uma colisão a essa velocidade, ele provavelmente teria morrido“, disseram em um comunicado.

Muitas vezes vemos motociclistas que usam bermudas e tênis e acham que está bem porque estão de capacete, mas não é assim“, continuaram. “Você pode viajar de maneira segura, mas isso não significa que os outros façam o mesmo. Garanta estar com o  equipamento certo, pode ser caro, mas sem ele, sua vida pode estar em risco“.

Pratt, de 41 anos foi sentenciado a 16 meses de prisão além de ter a sua carteira de habilitação suspensa por três anos. Curiosamente, o motorista tinha a ficha limpa, mas isso não esmoreceu o juiz David Dixon: “Qualquer pessoa que controle um carro esportivo de alta potência precisa estar ciente da capacidade do veículo e de sua própria capacidade. Você não levou em consideração a curva“, disse.