Especificações técnicas da Ducati Panigale V4 Superleggera são descobertas


Foram descobertas as primeiras especificações técnicas da Ducati Panigale V4 Superleggera, a nova versão da superbike que será lançada ainda esse ano. Os números (e o preço), como eram de se esperar, são impressionantes.

A motocicleta terá uma potência máxima de 234 cv a 15.250 rpm e 11,7 kgf.m de torque a 11.750 rotações por minuto. O peso é de apenas 152 quilos, ou seja, 20 kg a menos do que a Panigale V4R e 26 kg abaixo da Honda CB500F, com a metade de sua cilindrada.

Também está confirmada a presença de asas aerodinâmicas do tipo “biplano” na Superleggera, algo que está se tornando padrão em todas as Ducati de competição. Os apêndices são capazes de gerar 50 kg de downforce a 270 km/h, 67% a mais de força descendente do que é criado na Panigale V4R .

Isso, é claro, é apenas um aperitivo do que está por vir. Ainda não se sabe, por exemplo, se a versão Superleggera irá possuir o motor de 1.103 cm³ do modelo standard ou o de 998 cm³ da Panigale V4R, homologada para o Mundial de Superbike.

A adoção de um sistema de escapamento Akrapovic de titânio parece certa, assim como rodas especiais mais leves e uma carenagem completa em fibra de carbono. Espere também suspensões Öhlins NPX25/30 e pinças de freio Brembo Stylema, as melhores disponíveis atualmente.

Tudo isso terá um preço. Especula-se que a versão Superleggera será oferecida por US$ 100.000 (R$ 415 mil), em edição limitada a 500 exemplares, com produção de apenas cinco unidades diárias. A apresentação deve acontecer já nos próximos meses.