Husqvarna Svartpilen 901 espionada


Há futuro no mundo Pós Coronavírus e nele haverá Husqvarnas. Recentemente foi flagrado o protótipo de um novo modelo que tem tudo para ser a Svartpilen com o motor da KTM 890 Duke.

Quem frequenta nosso site conhece a saga dos modelos Husqvarna Svartpilen e Vitpilen. Derivados da KTM 390 Duke, os modelos surgiram como conceito na metade da década com duas personalidades distintas: Scrambler e Café Racer.

O sucesso na Europa foi imediato, e não demorou a surgirem versões de 701cc (que, na verdade utilizam o motor da KTM 690 Duke, proprietária da Husqvarna). Parece que o próximo salto já está sendo planejado agora com a novissima 890 Duke.


As fotos capturadas do Ride Apart revelam que o protótipo possui um motor com as tampas laterais idênticas à 890 Duke. Além disso, as duas saídas de escapamento sugerem um propulsor bicilíndrico e não mono como as motos menores.

Alegadamente este motor produz, na 890 Duke, 121 cavalos de potência reivindicados a 9.250 rpm e 10 kg de torque a 7.750 rotações. Números que podem mudar um pouco nessa Husqvarna, que tem uma proposta um pouco mais pacata.

Além do motor, ainda não há muitos detalhes a moto. Sua aparência despojada é bem diferente do resto de sua família Svartpilen, mas isso pode ser de propósito, para que olhares indiscretos como o nosso não conheçam sua forma final.

A Husqvarna também prepara outra motocicleta com o motor da Duke 890, a chamada Norden 901. Apresentada como conceito no Salão de Milão do ano passado, o modelo já teve a sua produção em série confirmada. O lançamento, no entanto, só acontecerá quando o Coronavírus permitir.