Kawasaki começa a testar drone híbrido com motor da Ninja ZX-10R


A Kawasaki Heavy Industries é conhecida por produzir uma infinidade de coisas, desde motos até navios. Agora, a marca verde está trabalhando em um grande drone equipado com oito motores elétricos e três motores da superbike Ninja ZX-10R.

O drone utiliza os motores da Ninja como apoio para transporte de cargas. (Divulgação)

O protótipo que vem sendo desenvolvido pelas divisões de motocicletas e aeroespacial da empresa mede 7 metros de comprimento, 5 metros de largura e 2 metros de altura, o que o torna significativamente maior do que drones com vários rotores conhecidos.

Os oito rotores são alimentados por motores elétricos, com os propulsores de quatro cilindros em linha da Ninja servindo como geradores, ajudando-os a manter uma alta potência por um longo período de tempo.

As duas ponteiras de escapamento deixam visível a posição dos motores. (Divulgação)


A marca japonesa afirma que concluiu com sucesso um teste de levitação com seu protótipo. No entanto, eles forneceram apenas uma única imagem do drone pairando a alguns metros do chão e balançando em meio a um grande emaranhado de fios.

O objetivo final é desenvolver um drone híbrido capaz de entregar cargas pesando mais de 200 kg por até 100 quilômetros. A Kawasaki o chama de “caminhão leve voador” preenchendo uma lacuna entre pequenos drones e helicópteros como um transportador de cargas de média distância.