Registros de patente confirmam nova Aprilia Tuono 660


Esse registro de patente praticamente confirma o surgimento da Aprilia Tuono 660, versão sem carenagens da aclamada supersport média, RS660.

Apresentada no Salão de Milão, em novembro do ano passado, a RS660 é um desenvolvimento totalmente novo da marca de Noale, tendo como base apenas o motor de quatro cilindros da aclamada superbike RSV4, mas cortado pela metade.

Com quadro e balança de alumínio, carenagem moderna, garfos invertidos de 41mm e pacote eletrônico de ponta, a RS660 foi um sucesso imediato de público e de crítica, tanto que a Aprilia apressou o passo para criar uma versão naked.


Um protótipo já havia sido flagrado em testes e uma versão conceito também esteve presente em Milão. Agora, o projeto foi efetivamente registrado nos escritórios de patente e os desenhos mostram uma motocicleta praticamente idêntica.

 Como em toda naked, o motor é praticamente o mesmo, um bicilíndrico em linha com virabrequim a 270º capaz de fornecer mais de 100 cv. O mesmo pode ser dito do quadro. As mudanças ficam por conta de um guidão mais alto, para uma condução mais relaxada e, é claro, a ausência de carenagens.

Na RS660, o peso a seco já é ótimos 169 kg, o que lhe garante uma excelente relação peso/potência. Na despida Tuono 660, esses números devem ser ainda menores embora a potência final possa ser reduzida em virtude de um melhor torque em baixas rotações.

Com a motocicleta pronta, vem a segunda grande questão: quando será o lançamento? Já sabemos que não vai ser no Salão de Colônia cancelado ontem (16). O Salão de Milão ainda está de pé, mas também pode ser adiado a qualquer momento. Tudo se encaminha para uma apresentação online.