Na Europa, Yamaha apresenta versão especial da Ténéré 700


Enquanto a Yamaha Ténéré 700 não chega aqui, na Europa o modelo ganhou hoje (24) uma versão especial. Trata-se da Rally Edition, que homenageia as motocicletas que disputaram o Rally Dakar em 1983 e 1984.

A Ténéré 700 ganhou uma nova pintura em um tom mais claro de azul decorado com os famosos bloquinhos “speedblock”, marca registrada da Yamaha em competições. A aventureira ainda ganhou detalhes amarelos e rodas de aros dourados.

Mas não foi só isso. O motor de dois cilindros em linha e 689 cm³ derivado da MT-07 ganhou uma ponteira Akrapovic que a Yamaha afirma “melhorar a sensação de torque”, embora renda os mesmos 72 cv e 6 kgf.m da versão standard.


A Rally Edition também conta com uma série de acessórios, como protetor de mãos, de cárter, de radiador e de corrente (em alumínio), além de piscas de LED e apoios de borracha para joelhos e coxas.

Ténéré é o nome de um deserto africano muito utilizado na época em rotas de rali Cross-Country. Embora a Yamaha tenha vencido as duas primeiras edições Dakar com uma XT500, o primeiro modelo vitorioso com esse nome foi a YZE750 com Stéphane Peterhansel em 1991. Outras sete conquistas se seguiriam.

Disponível nas concessionárias europeias da Yamaha a partir de julho, a Ténéré 700 Rally Edition teve o seu preço anunciado em aproximadamente 11 mil euros (R$ 65.670,00). E nós seguimos esperando…