Nova KTM 1290 Super Adventure é espionada praticamente pronta


Já se passaram quase dois anos desde que a BMW apresentou a R1250GS. Agora, a nova geração de sua grande rival, KTM 1290 Super Adventure está quase pronta e o lançamento pode acontecer ainda esse ano.

Um protótipo já foi flagrado outras vezes, em janeiro e agosto do ano passado, o que sugere que o desenvolvimento está sendo feito com muito estudo e cuidado. As novas imagens revelam que pouco mudou em termos de design, com uma carroceria mais envolvente e musculosa tomando conta de toda a motocicleta.

Isso foi feito por duas razões: primeiramente para oferecer melhor proteção contra o vento aos ocupantes e também para proteger a situação do tanque de combustível, agora dividido para a redução do centro de gravidade, solução já adotada na 790 Adventure, de concepção mais recente.


As novas aletas também protegem melhor os novos radiadores, maiores e mais eficientes. Falando de motor, ainda não se sabe se os 1.301 cm³ permanecerão inalterados, mas uma coisa é certa: o propulsor já estará em conformidade com as novas leis ambientais do Euro5. Basta observar a enorme ponteira de escapamento que o modelo vai adotar.

Podemos observar também um braço oscilante mais maciço, bem como um novo subchassi de alumínio fundido traseiro para se apoiar, provavelmente aparafusado à estrutura principal. A suspensão semi-ativa WP deve permanecer e o modelo terá versões com rodas raiadas e de liga leve ao gosto do freguês.

Como em quase toda KTM, o pacote eletrônico é de primeira, ainda mais em uma 1290 Super Adventure, topo de linha. Espere todos os controles habituais que já equipam a versão atual, mas com uma boa novidade: o inédito controle de cruzeiro adaptativo da Bosch, sistema que usa sensores de radar para monitorar a área ao redor da moto e envia avisos óticos e acústicos ao condutor para evitar acidentes.

Como já faz um bom tempo que o protótipo está em desenvolvimento, é bastante provável que a apresentação oficial não demore muito mais a acontecer. Resta saber quanto e como isso será feito, já que os eventos em Colônia e Milão foram cancelados pela pandemia. Até agora a marca de Mattighofen não se aventurou pelos lançamentos online…