Kawasaki H2/H2R descontinuada na Europa em 2021? É o que dizem no Japão


Rumores do Japão sugerem que a Kawasaki pode retirar de produção a já icônica Ninja H2/H2R em 2021. Os motivos seriam as regulamentações do Euro5 e não rivalizar com a nova Bimota Tesi H2.

Quem está afirmando é a revista japonesa Young Machine, muitas vezes uma fonte confiável de informações privilegiadas dos quatro grandes fabricantes japoneses. Foram eles, por exemplo, que revelaram, em primeira mão, a chegada dessas motocicletas em 2014, em meio a muita desconfiança.

Ambos os modelos, de rua e de pista, são equipados com o mesmo motor, um quatro cilindros em linha de 998 cm³ sobre alimentado, que pode atingir mais de 300 cv em sua versão mais brava. O propulsor, no entanto, já não atende às normas de emissões do Euro5, que começaram a valer em janeiro desse ano.


A legislação ainda permite que modelos padrão Euro4 (como e o caso da linha H2/H2R) ainda sejam comercializadas até o fim do ano na Europa, mas não depois disso. E, de acordo com a publicação japonesa, a prioridade da Kawasaki é atualizar a linha Ninja ZX-10R/RR nos próximos 12 a 18 meses.

Eles também citam, como indício, o comunicado à mídia da Ninja H2R que inclui a frase “Não há planos de introduzi-la no Japão após o próximo ano modelo”, mesmo para a versão de pista e ao mercado japonês, não tem leis ambientais tão rígidas quanto Europa e Estados Unidos.

Há também de se considerar o recente lançamento da Bimota Tesi H2, que entrou em pré-venda essa semana. Com a transferência de tecnologia da Kawasaki para a marca italiana (que agora detém 49% da Bimota), a hyperbike pode ser considerada uma Ninja H2 de segunda geração e uma fonte de receita sem que os dois modelos concorram entre si em um nicho tão estreito.

Apresentada no final de 2014, a Kawasaki Ninja H2/H2R tornou-se um ícone do motociclismo moderno, uma espécie de sucessora espiritual da Suzuki Hayabusa como vitrine de tecnologia, desempenho sem limites e status. Dado o ciclo de vida relativamente curto, não é impossível que seja atualizada em algum estágio, com as mesmas especificações da Bimota Tesi H2.