Esboços oficiais confirmam: nova Ducati Monster não terá quadro de treliça


Foram descobertos novos esboços da próxima geração da Ducati Monster média. Como já havíamos antecipado a naked italiana não terá mais o famoso quadro de treliça tubular substituindo-o por uma nova peça mais leve de alumínio.

Fotos de espionagem capturadas em julho já revelavam que a nova Monster terá uma estrutura em dupla trave de alumínio, provavelmente derivada da Panigale V2, assim como seu motor V-Twin Testastretta de 955 cm³.

Mas o que antes era uma suspeita tornou-se uma confirmação graças a esses esboços conseguidos diretamente com uma fonte na Ducati. O objetivo da marca é substituir a atual Monster 821, que não atende aos limites de emissões do Euro5.


Além de obedecer à nova legislação que entrou em vigor na Europa em janeiro, a Ducati pretende enfrentar melhor a concorrência no segmento das nakeds médias, que está cada vez mais forte, com KTM 890 Duke, Triumph Street Triple 765 RS e Yamaha MT-09.

Para se ter uma ideia, a Monster 821 atual, que rende 112 cv a 9.250 rpm, pularia para aproximadamente 150 cv a 10.000 giros com o motor da Panigale V2 que, mesmo levando-se em conta algum decréscimo de desempenho, já seria um boost e tanto.

A expectativa é de que a nova Monster seja apresentada na premiere da Ducati, quando eles apresentam a linha do próximo ano em outubro. O evento, que já era transmitido online, deve ganhar em importância esse ano, já que o Salão de Milão foi cancelado.