Com três vértebras lesionadas, Ana Carrasco esta fora da temporada 2020


Ana Carrasco não participará das três corridas restantes do Mundial de Supersport 300. A campeã de 2018 sofreu um grave acidente em um teste particular e fraturou três vértebras.

O acidente, que aconteceu no circuito de Estoril, em Portugal, dia 11 de setembro, fez com que a piloto de 23 anos se submetesse a uma delicada cirurgia hoje (15) na clínica Dexeus, na Espanha, a mesma que operou o braço de Marc Márquez.

Foi realizada uma tomografia computadorizada e observamos uma fratura da coluna torácica, que afeta parcialmente a vértebra T3 e nos níveis de T4 e T6 afeta todo o corpo vertebral causando perda de altura de aproximadamente 50%“, disse a Dra. Ubierna, especialista em cirurgia traumática da coluna vertebral em um comunicado.


A ressonância magnética também foi realizada para avaliar o envolvimento neurológico e detectamos um pequeno deslocamento de 2 mm, ao nível da T4, que invade o canal ósseo, mas sem afetar a medula espinhal“, completou. “Considera-se adequado realizar uma cirurgia para estabilizar as fraturas e permitir uma mobilização mais precoce“.

O objetivo da cirurgia é proporcionar uma recuperação mais rápida. Se tudo correr conforme o planejado, em 48 horas ela poderia começar a sentar e andar e a ideia seria autorizá-la a iniciar exercícios isométricos em três semanas. No entanto, Ana não deverá subir em uma moto dentro de três meses.

Definitivamente, esse não era o plano para esta semana“, lamenta Carrasco. “Minha ideia era fazer a ‘corrida caseira’ neste fim de semana na Catalunha e continuar lutando pelo campeonato mas, tudo bem, quedas e lesões fazem parte do meu trabalho como piloto, da minha parte a temporada de 2020 acabou e amanhã eu começo a pré-temporada de 2021“.

Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram nestes últimos 5 dias, que são muitos e aqueles que farão isso nos próximos meses, todos eles já sabem quem são e conto com todos para o próximo ano, também as milhares de mensagens de encorajamento que tenho recebido e que me ajudam muito“, completou.