BMW R1250RT modelo 2021 terá controle de cruzeiro com radares


A corrida para ver que é o primeiro fabricante a disponibilizar sistemas de radares em motocicletas começou. Depois da Ducati anunciar o sistema na Multistrada V4 – ainda não lançada – a BMW apresentou hoje (16) a R1250RT com o recurso no modelo 2021.

A tourer ganhou o recurso inédito e outras atualizações no modelo 2021. (BMW/Divulgação)

Trata-se de um controle de cruzeiro adaptativo, capaz de manter uma velocidade constante com o veículo à frente, freando e acelerando quando for necessário. O dispositivo funciona entre 30 e 160 km/h podendo detectar veículos a até 120 metros, com três opções de distância.

A tecnologia foi desenvolvida nos últimos dois anos pela Bosch. O sistema utiliza câmeras, radares e sensores instalados na dianteira da motocicleta, que enviam os sinais para a unidade de medição inercial da motocicleta e repassam os dados para o acelerador eletrônico.


Os botões selecionam o piloto automático e selecionam a distância para o carro da frente. (BMW/Divulgação)

Na Ducati Multistrada V4, a novidade ainda conta com detector de ponto cego na parte traseira, que ainda pode informar o condutor sobre veículos se aproximando rapidamente fora do campo de visão. Esse recurso, no entanto, não foi adicionado à R1250RT.

Tudo é visualizado e controlado através de um painel digital TFT de 10,25 polegadas com navegação integrada e conectividade Bluetooth com o smartphone, que pode ser guardado em um recipiente protegido. O controle de cruzeiro adaptativo foi adicionado ao Dynamic ESA e será disponibilizado como opcional, assim como um novo sistema de áudio 2.0.

Além da novidade, a R1250RT também recebeu um facelift para rejuvenescer o visual da cultuada tourer. A carenagem superior foi remodelada e o para-lama dianteiro tem novo desenho. Novos faróis de LED reprojetados, que acompanham o movimento do guidão nas curvas (semelhante à R1250GS), foram adicionados.

A nova R1250RT chega aos concessionários europeus no início de 2021 em três versões, “Elegance”, “Sport” e “Option 719”. Como a BMW do Brasil recentemente anunciou a volta da moto como modelo importado, isso significa que o público brasileiro terá a chance de experimentar o controle de cruzeiro adaptativo pela primeira vez, provavelmente no segundo semestre.