Alpinestars anuncia sistema de Airbag para o Off-Road


Já em preparação para o Rali Dakar, a Alpinestars está apresentando hoje (29) o “Tech-Air Off-Road”, sistema de airbag especificamente projetado para lidar com os rigores da pilotagem longe do asfalto.

O Tech-Air Off-Road oferece proteção para as costas e tórax, ombros e clavículas em caso de acidente, integrado com a tecnologia “Bionic Pro v2”, que fornece acolchoamento frontal adicional nos braços e no peito do piloto.

Desenvolvido pela marca italiana desde 2017, o Tech-Air Off-Road utiliza um tipo especial de algoritmo de detecção de colisão, especialmente desenvolvido para a pilotagem no fora da estrada, que evita disparos acidentais. O sistema foi amplamente testado nas edições 2019 e 2020 do Rali Dakar.


A versão final estreou no Rally da Andaluzia, na Espanha no início deste mês e foi utilizado pelos pilotos oficiais da KTM, Husqvarna, Honda e Yamaha, incluindo o atual campeão do Dakar, Ricky Brabec e o australiano Toby Price, apenas para citar alguns.

Talvez devido às mortes de Paulo Gonçalves e Edwin Straver, os sistemas de airbag agora serão obrigatórios do Dakar para pilotos de motocicletas e quadriciclos. A Alpinestars, no entanto, não disse quando o dispositivo estará disponível para pilotos não profissionais.

Uma das grandes revoluções dessa década, os airbags em trajes de pilotagem foram desenvolvidos pela Alpinestars e Dainese, o que até gerou uma disputa entre as duas nos tribunais. Depois de se tornar obrigatório no Campeonato Mundial em 2018, o sistema já pode ser encontrado nas melhores lojas, a um preço restritivo, é claro.