Conceito da BMW define rumo dos próximos scooters elétricos da marca


A BMW apresentou, essa semana, o conceito CE 04 Definition, que sinaliza a chegada de uma nova linha de scooters elétricos da marca. Unindo os universos analógico e digital, o veículo se propõe a ser um meio de transporte e um meio de comunicação ao mesmo tempo.

Impulsionado por um motor elétrico que produz 35 kW (cerca de 50 cv), com uma autonomia de até 160 quilômetros, o CE 04 Definition destaca a sua vocação unicamente urbana. Compacto e centralizado, o propulsor foi desenvolvido para que a motocicleta mantenha o centro de gravidade baixo.

Mas o diferencial do CE 04 é mesmo o design. A dianteira é volumosa e quadrada, como nos veículos dos filmes futuristas dos anos 1980. A assinatura dos faróis é formada por duas luzes de LED em formato de “U”. Uma porta lateral permite o armazenamento do capacete bem no âmago do scooter.


A traseira, por outro lado, é mínima, não tem para-lama nem rabeta. Praticamente ocultas, as lanternas formam a letra “C” nos painéis de revestimento. O assento é fino e reto como uma tábua de passar roupas. O painel é uma tela TFT de 10,25 polegadas capaz de dividir informações, além de ser totalmente pareável com o smartphone.

A BMW Motorrad gostou tanto de desenvolver o CE 04 que criou até uma linha de vestuário para o scooter, como calças jeans, tênis, capacete e uma parca que, além de ser a prova d’água, conta com detalhes luminosos para fazer o condutor se sentir mais Hi-Tech do que nunca.

A mobilidade elétrica é uma tecnologia central para o BMW Group e contamos com ela em nossa estratégia de sustentabilidade“, explica Edgar Heinrich, Chefe de Design da BMW Motorrad. “Os acionamentos elétricos também são um tema atual para a BMW Motorrad, especialmente para o ambiente urbano. O CE 04 é a continuação lógica da estratégia de mobilidade urbana e fornece uma prévia concreta de como um veículo de produção contemporâneo poderia ser com o qual levaremos a mobilidade elétrica em áreas metropolitanas para um novo nível, tanto técnica quanto visualmente“.

A BMW Motorrad, no entanto, não disse quando ou se pretende transformar o conceito CE 04 Definition em um modelo de produção regular. Isso provavelmente dependerá da resposta por parte do público nos próximos meses. A marca alemã, no entanto, já patenteou a sigla (e várias outras), o que significa que vem mais por aí.