Empresa francesa transforma Ducati 999 em uma Café Racer malvada


A empresa de preparação francesa Freeride Motos não teve pudores em remodelar completamente uma Ducati 999 2005 transformando a icônica superbike em uma streetfighter de rua.

Projetada por Pierre Terblanche, a Ducati 999 causou polêmica na época do lançamento graças ao seu design. Uma de suas características mais marcantes era o tanque de combustível achatado, algo que o cliente da Freeride Motos fez questão de manter intocado, assim como o conjunto de faróis dispostos verticalmente.

As extensas carenagens laterais foram removidas, assim como a pintura vermelha substituída por um tom de preto granulado. Os escapamentos originais, que tinham ponteiras sob a rabeta, moda nos anos 2000, foram trocados por outros em posição mais convencional, com melhor centralização das massas.


Os garfos Öhlins originais foram substituídos pelas unidades que equipam a Aprilia Tuono atual. O amortecedor traseiro agora é aparafusado à estrutura da Ducati usando novas pontes. Ambos ganharam uma nova pintura anodizada preta. A rabeta original foi trocada por outra, estilo Café Racer, com um assento de couro com costuras vermelhas.

Graças ao escapamento e a uma nova caixa de ar, o motor L-Twin de 998cc teve um incremento na potência, que passou de 125 cv para 140 cv e 11,2 kgf.m aferidos em dinamômetro. Além disso, foram adicionados diversos protedores e um generoso spoiler que deixaram o propulsor com um ar ainda mais sofisticado.

Os semiguidões originais foram substituídos por um guidão Renthal ainda mais baixo com um amortecedor de direção incluído. Os punhos são da marca Domino, os indicadores de direção Motogadget e o painel Aviacompositi. Os freios Brembo foram atualizados com novas mangueiras e discos sob medida. As rodas originais Marchesini foram mantidas, mas repintadas.

O cliente, um ávido fã de Ducati e participante regular de Track Days queria inicialmente apenas uma Ducati 900 SS Café Racer. Mas o construtor francês tinha algo melhor em mente: algo com desempenho esportivo real, baseada na muito mais rápida 999. O resultado foi uma moto com um look malvado e performance para fazer bonito nas pistas.