BMW R 1800 GS? Já tem gente imaginando isso


Norman Birtles, dono da Nippy Normans, conhecida loja britânica especializada em acessórios para motocicletas BMW imaginava como seria uma GS impulsionada pelo motor “Big Boxer” da nova R18. O resultado você confere aqui.

Fã assumido da série R1200GS, Birtles viu a custom R18 pela primeira vez quando ainda era um protótipo no Salão de Milão do ano passado e imediatamente imaginou como o novo engenho se encaixaria na Big Trail. A motocicleta foi eventualmente lançada em abril, durante o primeiro lockdown da pandemia.

Durante o confinamento, Birtles soltou a imaginação e perguntou a Kar Lee, um designer que criou diversos conceitos memoráveis, se era possível fazer o esboço de uma suposta BMW R1800GS. O motor da R18 desenvolve apenas 92,2 cv a 4.750 rpm, mas com um brutal torque de 16,1 kgf.m a somente 3.000 rpm.


Cada conceito foi imaginado com design e propósito distintos: o primeiro (acima), mais esportivo, foi inspirada na S1000RR, com as cores da BMW Motorsport, rodas de liga e pneus esportivos. O segundo ganhou uma pintura camuflada, aros raiados, borracha para encarar o Off-Road e alforjes laterais.

As montagens ficaram tão bem feitas que logo vem em mente a pergunta: Por que não? Mas Birtles não se ilude: “Estou ciente de que nada mais é do que pura fantasia. Ajustar o motor de 110 kg e 1.800cc exigiria um redesenho profundo do quadro“, admite. “Mas a combinação de torque em baixos giros, conforto e dirigibilidade de uma GS é algo que eu sonho“. E vocês, comprariam essa moto?