Empresa francesa está desenvolvendo calças com airbag pela primeira vez


A empresa francesa CX Air Dynamics anunciou que pretende apresentar em breve uma calça que contém partes de airbag. O objetivo, claro, é proteger as partes baixas dos motociclistas pela primeira vez na história.

Desde que a tecnologia do airbag começou a ser implementada em duas rodas há alguns anos, os progressos foram notáveis, tanto no on-road quanto no off-road e os primeiros modelos “acessíveis” começam a ganhar as ruas.

Apesar disso, todos eles têm uma limitação comum: só protegem o tórax e as costas dos motociclistas. Ninguém pensou em proteger as pernas, que são tão ou mais vulneráveis quanto em caso de acidente. Uma lacuna que a startup francesa quer preencher.

Ao contrário do Alpinestars TechAir e do Dainese D-Air, o sistema da CX Air Dynamics não utiliza sensores e algoritmos para disparar e sim uma alça presa a moto, que dispara no caso de um movimento involuntário do piloto.

São quatro airbags: dois nas laterais de cada perna, na coxa e na panturrilha. Eles se inflam em apenas 200 milissegundos com um pequeno cartucho de ar comprimido. As calças são construídas em Cordura e espuma Poron XRD, materiais resistentes à abrasão e a água.

A empresa lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para divulgar o seu produto e finalmente colocá-lo em produção. Se a resposta for boa até o natal de 2020, eles esperam começar a comercialização no próximo ano por cerca de 500 euros.