Yamaha MT-09 se transforma em “XR9 Carbona” nessa customização


A construtora de motos de alto desempenho espanhola Bottpower está apresentando um kit de carbono para a Yamaha MT-09, que transforma a naked tricilíndrica em uma streetfighter minimalista inspirada nas corridas de Flat Track norte-americanas.

Chamado de “XR9 Carbona”, o pacote dispensa alterações no quadro e no motor da motocicleta ao adicionar um novo tanque de combustível em fibra de carbono, assim como aletas, rabeta e placas laterais numéricas. O novo assento é confeccionado em alcantra.

Na dianteira, também há uma placa numérica plana ladeada pelos já citados dutos de ar de carbono. Abaixo, um conjunto de faróis de LED ocultos que lembram a R1 atual. As tampas do radiador contém winglets inspirados na MotoGP.


A motocicleta ainda ganha manoplas, manetes, painel e guidão totalmente novos, além de um suporte de placa preso ao braço oscilante, coroa, para-lamas e um spoiler para a parte inferior do motor, que ainda não está pronta para ser comercializada, eles avisam.

A XR9 Carbona é inspirado por nossas vitórias no Pikes Peak“, disse o gerente da Bottpower, David Sánchez. “Nosso objetivo era criar uma moto legal e rápida com um visual moderno e agressivo e também queríamos ser capazes de desenvolver um kit ‘plug and play’ que permitiria a qualquer proprietário da plataforma MT-09, Tracer 900 ou XSR900 a transformá-la em XR9.”

O designer sênior da empresa de Valência, Hugo van Waaijen, completou: “Usando nossa vasta experiência com materiais compósitos e impressão 3D, introduzimos elementos da série R da Yamaha, como os faróis redondos ocultos para criar a sensação de uma moto de corrida com uma placa numérica.

O trabalho da Bottpower foi considerado bom o suficiente para ser endossado pela própria marca dos diapasões através da sua série “Yard Built”, que celebra de forma oficial as customizações mais bacanas feitas em cima da MT-09 por construtores independentes do mundo todo.

Eis que chegamos à pior parte: o preço. E não é nada barato, mesmo para os padrões europeus. Considerando-se apenas a MT-09 (do modelo 2017 em diante), o kit da Bottpower pode ser adquirido por  € 5.500 (R$ 34.600) se você estiver sediado na Espanha.