Nos EUA, Yamaha fará Recall com 7 modelos por problema no interruptor de freio


A Yamaha dos Estados Unidos vai começar, na próxima quarta-feira (13) uma massiva campanha de Recall envolvendo nada menos do que sete modelos. O problema acontece no interruptor dianteiro de acionamento da lanterna de freio, que apresenta problemas.

De acordo com a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), o interruptor pode falhar devido ao aumento da resistência interna causada pelo óxido de silício, deixando a lanterna traseira e o sistema de controle de cruzeiro constantemente acesos.

Segundo a agência, esses sistemas também podem apresentar dificuldades de ativação e/ou cancelar a ativação inesperadamente. Qualquer uma dessas situações pode criar uma situação de risco à segurança, daí a necessidade de recall.

O interruptor defeituoso é utilizado em sete motocicletas diferentes: Yamaha FJR 1300, Tracer 900 GT, Niken GT, XT 1200Z Super Ténéré, Star Eluder e Star Venture. Juntas elas somam mais de 18.000 unidades com possibilidade de problema.

A Yamaha notificará os proprietários afetados e as concessionárias vão substituir o interruptor do freio dianteiro gratuitamente. Os proprietários são aconselhados a não operar a motocicleta até que os reparos sejam realizados.